Nascido na "eterna" vila costeira de Cascais, Francisco Gonzalez cresceu explorando as suas ruas de cheiro a mar, entre o oceano e a serra. O Guincho faz parte de si, onde em criança se entretinha a brincar com a areia e conchas, aprendendo a ganhar respeito pela natureza.
Curioso e observador, cresceu com múltiplos interesses e desde cedo começou a apreciar atentamente a beleza do mundo que o rodeia e a querer replicá-la através do desenho.
Aos dez anos, por um feliz acaso, surge a sua primeira paixão, o ténis, paixão essa que cresceu durante a sua adolescência, tendo praticado durante dezasseis anos no Clube de Ténis do Estoril.
Ingressou na Força Aérea (Base Aérea da Ota/Alenquer e Base Aérea das Lajes/Açores) aos dezoito anos. Era um dos seus sonhos "conviver" e entender o mundo dos aviões que após cinco anos, se demonstrou desvanecido, sendo que a vontade de se expressar pela arte venceu.
Talvez por este contraste de vivências, entre a sua infância e adolescência e os primeiros anos da vida adulta, tivesse feito despertar em si a vontade de aprender mais sobre a mente humana, tendo, desta forma iniciado os seus estudos em psicologia, ao mesmo tempo que se tornava num ávido consumidor de arte.
Autodidata, decidiu pôr mãos à obra e fazer experiências na pintura, dando por si a apaixonar-se pelo processo de criação, e pelo fascínio de contribuir para a transformação de uma simples tela branca, dando-lhe cor e movimento e pela expressão através da arte. No entanto, guardava tudo só para si, por não acreditar no que fazia, por perfeccionismo e por não ter qualquer formação em arte.
Em novembro de 2022, tudo mudou quando deu por si a pensar no papel da arte na sociedade e com isto a possibilidade de contribuir para fazer do mundo um local mais consciente da beleza e harmonia que nos rodeia, decidindo partilhar o que criava nas redes sociais.
Francisco escolheu viver numa vila "vestida" de arte, harmonia e cor (Ericeira), que o inspira nesta sua arte de criação, onde divide o seu tempo entre as suas duas paixões, o ténis e a pintura.
Copyright © 2024 Francisco Gonzalez - Todos os direitos reservados.